Ceará Acontece: Novo Portal da Transparência passa para 2ª fase do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Novo Portal da Transparência passa para 2ª fase do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica


O projeto “Reestruturação do Portal da Transparência do Governo do Estado do Ceará”, desenvolvido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), foi aprovado para a 2ª fase do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2012. Em sua 7ª edição, o concurso promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), tem como objetivo fomentar, divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, assim como os benefícios advindos da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação na Administração Pública. 
A Reestruturação do Portal da Transparência foi inscrita na categoria Inovação, que destaca projetos que agregam novas funcionalidades ou aperfeiçoamentos, resultando em produtos, processos ou serviços, baseados na aplicação de conhecimentos tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras. 
O novo Portal da Transparência, no ar desde maio deste ano, além de atender as exigências legais de transparência, como a disponibilização de informações a respeito das receitas e despesas do Governo do Estado do Ceará, o acompanhamento dos contratos e convênios firmados pelo Poder Executivo e o repasse de recursos aos municípios e outras instituições, apresenta novas funcionalidades. Nele, na seção “Presença nos Municípios”, através de um mapa interativo, o cidadão pode consultar os investimentos feitos pelo Estado em cada município. 
A nova ferramenta traz ainda o campo “Oportunidades de Investimento”, através da qual, possíveis investidores podem ter acesso a várias informações sobre o Ceará. Os usuários da ferramenta também podem fazer sugestões ao Governo do Estado no link “Banco de Ideias”, que é um canal de contato com o Governo, cujo objetivo é permitir a todo cidadão expor ideias que possam contribuir com o Estado, em suas diversas áreas de atuação, promovendo melhorias na execução de políticas públicas. 
Ao todo foram inscritos 39 projetos, sendo 20 concorrendo na categoria Inovação, seis na categoria Inclusão Digital, sete na categoria TI Verde e seis na categoria Governança de TI. Na sexta edição do Prêmio, em 2011, o sistema de prestação de contas eletrônicas e-Contas, desenvolvido pela CGE, foi premiado em 3º lugar na categoria TI Verde.


Assessora de Comunicação da CGE

Nenhum comentário: