Ceará Acontece: X FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA COMEÇA NESTE SÁBADO (27)

sábado, 27 de julho de 2013

X FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA COMEÇA NESTE SÁBADO (27)



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, está com a programação fechada do X Festival Música na Ibiapaba, que acontece hoje e vai até o dia 3 de agosto, em Viçosa do Ceará. O Festival, que ano a ano vem se consolidando como um espaço de formação e valorização da produção musical brasileira, homenageia nesta edição o poeta e compositor Vinícius de Moraes, o cearense Lauro Maia, centenários e os 150 anos do mestre Ernesto Nazareth.
Segundo a coordenação do Festival, a programação contempla dois eixos - artístico e pedagógico -, com isso, são destaque nomes como da cantora brasileira Leny Andrade, do violinista e arranjador Ricardo Herz, do grupo Caninga Trio (RN), formado em março de 2006 por três professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra-Croatá/Ceará, principal fruto das atividades do Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte de Croatá e Orquestra Eleazar de Carvalho.
Já a programação pedagógica, coordenada pelos professores Heriberto Porto, Lucile Horn e José Brasil Filho, destaca os nomes dos músicos-professores Pablo Trindade, Zeca Rodrigues, Eduardo Taufic, Sandoval Moreno, Izaira Silvino e Manoca Barreto. Heriberto Porto, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenador pedagógico de outros projetos de sucesso como as residências do Festival Jazz e blues, destaca que alguns professores já participaram de outras edições e alguns vão ministrar as oficinas pela primeira vez com é o caso da educadora e maestrina Izaíra Silvino, o saxofonista cearense radicado no Rio de Janeiro, Roberto Stepheson, o trombonista Rômulo Santiago e Adylson Martins jovem sobralense ex-bolsista do projeto Briançon, tempo de Brasil, na França e professor na Escola de Música de Sobral. Participam ainda, o violonista Zé Paulo Becker, do trio Madeira Brasil e Luizinho Duarte, baterista, percussionista e compositor cearense.


Programação artística do Palco da Igreja do Céu

Sábado – 27/07
20h:Cerimônia de Abertura
Igreja do Céu
Show: Ricardo Herz trio
   
Domingo – 28/07
Roda de Som
Alunos do Festival
Tema: Vocal Acompanhado
Show: Leny Andrade
 
Segunda – 29/07
Roda de Som
Alunos do Festival
Tema: Instrumental
Show: Caninga Trio(RN)
Manoca Barreto, Heleno Feitosa e Jr Primata
 
Terça – 30/07
Roda de Som
Alunos do Festival
Tema: Autoral
Orquestra Eleazar de  Carvalho
 
Quarta – 31/07
Roda de Som
Alunos do Festival
Tema: Instrumental
Show: Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra-Croatá/Ceará
 
Quinta – 01/08
Roda de Som
Alunos do Festival
Tema: Livre
Encontro dos Mestres: professores do Festival
 
Sexta - 02/08
Resultado das Oficinas
Show: Lia Veras “Prá te dizer algo assim”
 
Sábado – 03/08
15h: Igreja Matriz
Resultado das Oficinas
20hs: Cerimônia de Encerramento e Resultado das Oficinas incluindo a banda de música e a big band do Festival

  
Informações: Assessoria de Comunicação da Secult
 

Nenhum comentário: