Ceará Acontece: MAIS DE 700 AGENTES DE SAÚDE SÃO CAPACITADOS PARA O CUIDADO AO IDOSO

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MAIS DE 700 AGENTES DE SAÚDE SÃO CAPACITADOS PARA O CUIDADO AO IDOSO

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, vai capacitar 702 agentes comunitários de saúde de sete municípios da 11ª região de saúde na abordagem do idoso nas unidades básicas de saúde e no domicílio, e ainda sobre a utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, com orientações sobre o preenchimento e uso. O Seminário de Atenção a Saúde do Idoso para Agentes Comunitários de Saúde acontecerá de 18 a 21 de fevereiro em Sobral, dia 18 em Meruoca, dia 19 em Massapê e dia 20 em Forquilha. Os agentes contemplados com o curso são dos municípios de Sobral (400 vagas), Meruoca (30 vagas), Alcântaras (27 vagas), Massapê (73 vagas), Santana do Acaraú (69 vagas), Forquilha (52 vagas) e Groaíras (51 vagas). As inscrições serão feitas no local, antes do inicio do evento.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi criada em 2007. Com o documento em mãos, o paciente pode registrar informações importantes sobre a sua saúde, como controle de peso e glicemia. É uma ferramenta para identificação de situações de riscos potenciais para a saúde da pessoa idosa e funciona como uma espécie de prontuário individual, sendo nela registradas informações importantes como identificação pessoal, vacinas, marcação de consultas, medicamentos que estão sendo usados, bem como ocorrências de doenças, número de quedas, entre outros. A caderneta dá ao gestor e ao profissional de saúde a possibilidade de planejar e organizar ações de prevenção, promoção e recuperação do paciente.

O Ceará segue a tendência nacional de envelhecimento populacional. Nos últimos 10 anos a população de idosos aumentou 61%. Dados do censo de 2010 mostram que há no Estado 1 milhão e 89 mil pessoas com mais de 60 anos de idade vivendo no Ceará, que representam 12,6% de toda a população do Estado. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, o Ceará aparece como o quinto Estado brasileiro com a população mais envelhecida. No Brasil, segundo dados do IBGE referentes a 2011, existem aproximadamente 23,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, o que equivale a 12% da população, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.

Após a contemplação da 11ª região, espera-se que esta ação se expanda aos agentes da microrregião da saúde de Camocim, que contempla o município de Martinópole.


Com informações: Assessoria de Comunicação da Sesa
Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário: