Ceará Acontece: SAIBA CALCULAR QUANTO RENDEU SUA CADERNETA DE POUPANÇA

domingo, 18 de maio de 2014

SAIBA CALCULAR QUANTO RENDEU SUA CADERNETA DE POUPANÇA

Ferramenta do site do Banco Central permite ao usuário consultar o rendimento exato da poupança em diferentes períodos

Para aqueles que fazem algum tipo de confusão, o Banco Central disponibiliza para acesso gratuito uma ferramenta que mostra exatamente qual foi o rendimento da poupança em um determinado período passado, a Calculadora Cidadão.

Para fazer o seu cálculo, basta acessar a Página da Calculadora, no site do BC e informar os dados solicitados: data inicial da aplicação, data final, valor a ser corrigido (quanto você investiu) e regra de correção (poupança nova ou antiga).

Mesmo para quem já sabe que a poupança rende algo próximo a 6% ao ano, a calculadora pode ser útil porque informa o rendimento para períodos diferentes de um ano ou um mês, que são os parâmetros comumente usados, e corrige os valores com precisão, o que ficou mais difícil após as mudanças nas regras de remuneração.

Pela regra nova, a caderneta de poupança não rende mais sempre os 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR). E mesmo quando essa era a forma de remuneração vigente, a variação da TR podia gerar pequenas diferenças na remuneração de um período para outro.

A TR é obtida a partir das taxas médias dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) de 30 dias negociados entre os maiores bancos do país a taxas pré-fixadas.

Se antes era difícil dizer com precisão seu rendimento, com a mudança na regra de remuneração ficou ainda mais. Pela nova regra, depósitos feitos a partir do dia 4 de maio de 2012 rendem 0,5% ao mês mais a TR quando a taxa Selic é maior ou igual a 8,5% ao ano (como é o caso atualmente), e 70% da Selic mais a TR quando a Selic é menor que 8,5% ao ano.

Por isso, vale a pena consultar a Calculadora do Cidadão para ter uma ideia mais precisa sobre quanto a poupança tem rendido nos últimos meses e anos.

Também é possível verificar o rendimento da caderneta por meio do extrato bancário da sua conta poupança. Mas, caso você queria buscar o rendimento em um período diferente do qual você investiu, a ferramenta do BC será a melhor opção.

Saiba como investir na poupança

Apesar de não gerar rendimentos negativos, a poupança pode não render nada porque os juros são pagos apenas depois de um mês que o dinheiro foi investido, na chamada data de aniversário.

Portanto, para que a caderneta não tenha o mesmo efeito que deixar o dinheiro embaixo do colchão, é preciso ficar atento para não resgatar os recursos antes da data de aniversário da aplicação (veja como investir na poupança do jeito certo).

Ainda assim, mesmo fazendo tudo como manda o figurino, a poupança perde para outros investimentos em termos de rendimento. Aplicações como os CDBs, o Tesouro Direto, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) podem ser boas alternativas para quem está em busca de maiores rendimentos, sem correr grandes riscos.


Informações: BC e EXAME

Nenhum comentário: