Ceará Acontece: MARTINÓPOLE TEM SURTO DE DIARREIA

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

MARTINÓPOLE TEM SURTO DE DIARREIA



Um surto de diarreia atingiu dezenas de moradores do município de Martinópole, ainda não se sabe as causas, porém a Secretaria de Saúde  do município deve fazer um levantamento dos casos para tomar providências.

Entramos em contato com a Secretaria de Saúde, falamos com uma funcionária a qual disse que a pessoa responsável que poderia falar sobre o assunto não se encontrava no momento.
Segundo informações, nesta semana algumas pessoas com diarreia e dores abdominais deram entrada no hospital da cidade.

Do blog: Aconselhamos que a população tome todos os cuidados necessários na preparação dos alimentos e consumo d`água dos poços artesianos, segue algumas dicas abaixo:

Uso do hipoclorito de sódio na água,

Para purificar a água para consumo humano recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de água sanitária para cada 1 litro de água. Essa solução deve ser guardada dentro de um recipiente não transparente, como um pote de barro ou uma garrafa térmica, por exemplo.
É importante manter o recipiente tapado e esperar 30 minutos após pingar as gotinhas para consumir a água. Este tempo é necessário para que o desinfetante faça efeito, mantando todos os microrganismos.
A água limpa serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho.

Lavando bem frutas e verduras,

Para lavar bem frutas e verduras, diminuindo a quantidade de agrotóxicos e de microrganismos, deve-se seguir os seguintes passos:


Deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1/2 copo de vinagre ou 1 colher de água sanitária durante 15 minutos;
Lavar as frutas e as verduras em água corrente para retirar as substâncias nocivas.
Uma outra opção é lavar as frutas e as verduras e deixá-las de molho em água com 1 colher de hipoclorito de sódio, que pode ser encontrado nas farmácias.
Alimentos que tenham cascas muito grossas ou rugosas devem ser lavados primeiramente com a ajuda de uma escovinha e sabão para retirar os restos de terra.

Consumir alimentos crus que não sejam devidamente lavados pode ser perigoso para a saúde devido à quantidade de agrotóxicos, por isso, a lavagem correta dos alimentos diminui drasticamente as chances de contaminação por estas substâncias.

Dicas: mdsaude.

Nenhum comentário: