Ceará Acontece: CGU FISCALIZARÁ 04 MUNICIPIOS CEARENSES, DENTRE ELES, MARTINÓPOLE

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

CGU FISCALIZARÁ 04 MUNICIPIOS CEARENSES, DENTRE ELES, MARTINÓPOLE



Ararendá, Chaval, Itapajé e Martinópole foram os quatro municípios do Ceará sorteados para receberem fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU). O sorteio aconteceu ontem segunda-feira (02), no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília.

Ao todo, foram escolhidas 60 cidades  (com até 100 mil habitantes) de todo o Brasil para serem fiscalizadas quanto à aplicação dos recursos federais destinados à execução de programas do governo; bem como apurar as denúncias e representações enviadas à CGU. O sorteio usa o mesmo sistema das loterias da Caixa Econômica Federal para definir, de forma isenta, as áreas municipais e estaduais que serão fiscalizadas quanto ao correto uso dos recursos públicos federais.

A iniciativa faz parte da 40ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos, que busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrupção e fomentar o controle social.

Desde 2003, já foram fiscalizados 2.144 municípios. As ações de controle já analisaram R$ 21 bilhões transferidos pelo Governo Federal. Entre os problemas identificados pela CGU, com maior frequência, estão: fraudes em processos licitatórios; falta de medicamentos; condições inadequadas de armazenagem de alimentos destinados à merenda escolar; superfaturamento de preços; e pagamento por serviços não realizados.

Os relatórios contendo os resultados dos sorteios são publicados no site da CGU, após serem devidamente encaminhados aos Ministérios gestores das políticas públicas, possibilitando a adoção de providências para a correção das irregularidades verificadas.

Clique aqui e acesse a lista completa dos municípios sorteados.

Nenhum comentário: