Ceará Acontece: MAIS DE 65% DAS ESCOLAS AINDA NÃO REGISTRARAM A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

MAIS DE 65% DAS ESCOLAS AINDA NÃO REGISTRARAM A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS



Apenas 32% das escolas públicas fizeram a escolha dos livros didáticos que serão utilizados pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de 2016. O prazo para selecionar as obras no sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) termina na próxima terça-feira, dia 8.
Até lá, professores, diretores e coordenadores pedagógicos devem estudar os livros disponíveis no Guia de Livros Didáticos 2016 e escolher os mais adequados à proposta pedagógica de sua unidade de ensino. Em seguida, basta entrar no sistema do FNDE e informar os títulos selecionados.
De um total de 40,3 mil escolas que atendem alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, apenas 13,2 mil tinham selecionado seus livros até as 16h desta quinta-feira, dia 3.

Em alguns estados, como Paraná, Espírito Santo e Goiás, o percentual de escolha já atingia quase 50% das escolas públicas com anos iniciais do ensino fundamental. Por outro lado, em outras Unidades da Federação, como Amapá, Maranhão, Pernambuco e Roraima, a porcentagem de unidades de ensino que registraram a escolha não atingia nem 20%.

Nesta edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), serão selecionadas obras didáticas de todos os componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano): letramento e alfabetização linguística, alfabetização matemática e ciências humanas e da natureza (1º ao 3º ano); ciências, história e geografia (2º e 3º ano); língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, história, geografia, ciências e arte (4º ao 5º ano), além de livros com temáticas regionais para o 4º ou 5º ano do ensino fundamental.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Nenhum comentário: