Ceará Acontece: SAIBA COM QUEM VOCÊ ESTÁ LIDANDO, NÃO VÁ OFENDER A PESSOA ERRADA.

terça-feira, 21 de junho de 2016

SAIBA COM QUEM VOCÊ ESTÁ LIDANDO, NÃO VÁ OFENDER A PESSOA ERRADA.



Um pouco de História

No inicio do século 9, Xá Muhammad, (Xá é o título dos monarcas da Pérsia e do Afeganistão) conseguiu  formar um grande império que se estendia da Turquia ao Afeganistão, o centro deste império era  a grande capital asiática Samarkand, onde o Xá conseguia reunir um exercito imbatível de duzentos mil guerreiros.

Por volta de 1200, Muhammad recebeu em seus domínios um novo líder tribal do oriente, Gengis Khan. Trazia presentes finos do pequeno porem crescente império mongol de Khan, na intenção de reabrir a Rota da seda em direção a Europa, e amistosamente oferecia para dividi-la com o poderoso Muhammad, prometendo em troca desta parceria a paz entre os dois impérios.

O Xá não fazia idéia do potencial deste novo conquistador do Oriente, para o qual olhou com arrogância e desdém, julgando o inferior ignorou sua oferta. Khan tentou de novo, desta vez mandou uma caravana com cem camelos transportando os artigos mais raros que havia saqueado da China. Antes que a caravana chegasse a Muhhammad, esse mandou que um de seus governantes roubasse e ainda executasse os lideres enviados pelo Khan.
 
Gengis Khan estava certo que tudo tinha sido um engano, que o governante deveria ter agido sem a aprovação do Xá e lhe enviou novos emissários reiterando sua oferta de paz e cooperação mutua, dessa vez o próprio Muhammad mandou decapitar os emissários e mandou de volta ao Oriente com as cabeças raspadas – um insulto terrível, segundo o código de honra mongol.
 
Diante de tamanho insulto, Khan mandou uma mensagem ao Xá: “eu te ofereci paz e cooperação, mas você escolheu a guerra. E o resultado disso não sabemos, só o tempo dirá”.
 
Em 1220 ele mobilizou seus exércitos e conquistou uma das províncias do império de Muhammad. Aumentou, Treinou e aprimorou seus guerreiros, para no ano seguinte conquistar as demais províncias do grande e poderoso Xá, que foi obrigado a fugir deixando para traz seu império devastado. Gengis Khan tornou-se então o único Senhor de Samarkand, da Rota da Seda e da maior parte do Norte da Ásia.
 
Aprendendo com os Exemplos
 
Não pense jamais que a pessoa com quem está lidando é mais fraca ou menos importante que você. Algumas pessoas demoram a se ofender, o que pode levar a acharem que são submissos e não se preocupar em insultá-las, ou mesmo diminuí-las em sua capacidade, apenas pela demora em sua reação.

Não subestime as pessoas, a história nos mostra que a arrogância foi a ruína de muitos Impérios.
 
Se você quer se opor a alguém, é melhor agir com educação e respeito, não rejeite as pessoas insultando-as antes de conhecê-las melhor; você pode estar lidando com um Gengis Khan.

* Baseado no Livro 48 Laws of Power, de Robert Greene
(etceteraomnia.)


Nenhum comentário: