Ceará Acontece: COMO PREVENIR-SE CONTRA O GOLPE DO CONSIGNADO

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

COMO PREVENIR-SE CONTRA O GOLPE DO CONSIGNADO


 Golpe do empréstimo consignado como se prevenir? O que fazer se o golpe já aconteceu?

O chamado golpe do empréstimo consignado, que já vem descontando na folha de pagamento, tem feito muitos aposentados perder dinheiro. A vítima fica meses pagando prestações de uma dívida que jamais fez.

A Delegacia de Proteção ao Idoso alerta os aposentados para que não assinem nenhum tipo de documento em branco para desconhecidos e nem mesmo para familiares - em muitos dos golpes foi descoberto o envolvimento de parentes.
Além disso, os idosos precisam ter cuidado ao fornecer dados cadastrais por telefone, como CPF, endereço, telefone, documento de identidade ou número da conta bancária.



Um comentário:

Anônimo disse...

Além deste golpe. golpe que já foi muito usado até com a conivência de funcionários do banco e de correspondentes bancários, existe também o golpe de induzir o aposentado a abrir c/c para que possa fazer empréstimo, o que acarreta a despesa da taxa de manutenção de conta corrente.
R para tirar mais dinheiro ainda do aposentado, colocam na conta corrente do aposentado um limite de crédito, o tal cheque especial, com vencimento no dia 30 do mês. Quando o aposentado vai ao banco receber a aposentadoria e entrega o seu cartão ao funcionário pata que ele saque o dinheiro, o funcionário já pergunta se ele quer o limite. Sem saber a despesa que este limite acarreta, o pobre do aposentado diz que quer. Isto acontece nos primeiros dias do mês. No dia 30 do mês, dia do vencimento da dívida do limite, o aposentado não tem nada na conta e passa a condição de conta com saldo negativo, quando então o banco debita uma multa de mais de 35 reais e os juros do empréstimo feito. Como estes juros são na base dos 9% isto implica em mais 9 reais. Agora, se somarmos a taxa de manutenção da conta corrente, mais a multa de saldo ultrapassado, mais os juros, mais isto e mais aquilo, o aposentado, sem saber, tem a sua aposentadoria diminuida em torno de 20%.
E ainda acontece mais coisas com os aposentados.
É sobre isto que desejo falar com o James Bell, para que ele determine ao seu Secretário de Bem Estar Social que faça uma campanha de esclarecimento junto aos aposentados. Este dinheiro que o banco embolsa poderia servir para melhorar a alimentação destes pobres velhinhos.
Silva, se possível, faça este comentário chegar até o James Bell.
Que Deus abençoe a todos nós.