terça-feira, 11 de junho de 2013

MARTINÓPOLE REALIZOU CONFERÊNCIA LIVRE DO CONAE

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Martinópole, realizou nesta Terça-feira (11), a etapa municipal da CONAE – Conferencia Nacional da Educação. O evento foi realizado na Escola João Ricardo e contou com a participação dos professores, estudantes, técnicos da SME, coordenadores e diretores escolar.

Com o apoio do poder público, as Conferencias de Educação vem se consolidando como instrumentos de gestão educacional desde 2008, quando ocorreu a Conferencia Nacional de Educação Básica. Na edição de 2010, a conferencia passou a integrar a Educação Superior e a Pós-Graduação, mantendo o mesmo caráter de integração e articulação dos sistemas federal, estaduais e municipais de ensino. Integram os trabalhos da CONAE os segmentos da educação e os setores ligados à esfera educacional, por meio de seus órgãos de representação.

O evento permitiu a leitura e as discussão do documento referência de 2014, bem como das propostas específicas para cada um dos sete eixos que compõem o documento. Para as discussões foram formados oitos grupos envolvendo os professores da rede municipal e técnicos da SME. Todo esse trabalho foi coordenado pelo secretário de educação no município.

A conferencia intermunicipal que tem caráter deliberativo acontecerá no dia 20 de junho em Camocim e o município de Martinópole estará representando por uma comissão formada por 40 representantes que foram escolhidos nesta etapa realizada na quarta feira.

De acordo com a Secretário de Educação e Cultura, Aderaldo Ferreira: "foi o primeiro evento deste nível realizado em nosso município e, podemos afirmar que foi muito produtiva, pois as pessoas que participaram, em linhas gerais, tiveram conhecimento sobre o que é o CONAE. A interação e a participação da comunidade local foi muito boa, resultando em discussões e construção de propostas de forma democrática, pois este é um dos objetivos da CONAE, de ser um espaço democrático para que todos possam participar no desenvolvimento da Educação Nacional", finalizou.


Para 2014, o tema central da conferência será “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, e a expectativa do encontro, que reunirá diversas entidades e movimentos sociais, é oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas para subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação, no contexto da construção desse sistema.

A UNE e a UBEs participam do Fórum Nacional de Educação (FNE), responsável por encaminhar as deliberações da I CONAE e acompanhar a construção do PNE. “Estamos colocando uma linha de continuidade do debate para essa próxima edição da CONAE. Em 2010, a conferência cumpriu o importante papel de retomar as articulações do movimento educacional a partir do PNE, para 2014 não vamos mais discutir o conteúdo do plano, mas sim como daremos um passo a mais na formulação de políticas e na estruturação do SNE”, explicou o diretor de políticas educacionais da UNE, Estevão Cruz.

Essa diretriz que norteará o debate da II CONAE foi definida no dia 19 de outubro com a aprovação pelo FNE de um documento. O FNE destaca, na apresentação do mesmo documento que a “II CONAE será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo PNE, fruto do movimento desencadeado pela I Conae, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados”.


A II CONAE será lançada oficialmente no dia 19 de novembro. Mais informações Aqui.

Com informações: Martinópole Livre

Postar um comentário