A greve dos bancários,
que teve início na última quinta-feira (19), não tira do
consumidor a obrigação de pagar as contas em dia.
A orientação do órgão
de defesa do consumidor -Procon, é que os consumidores procurem as
empresas que emitiram as faturas para pedir outras opções de
pagamento.
O comparecimento à sede
da empresa e o pagamento em lotéricas ou pela internet, por exemplo,
podem estar entre as opções oferecidas.
O órgão diz que o
consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um
e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento telefônico.
Esse comprovante pode
evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso
no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido. Se pagar os
encargos indevidamente, a recomendação é que ele procure o Procon.
Caso a empresa dê ao
consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não
seja quitada em dia, ele poderá ter de pagar multa e encargos.
É importante lembrar que
há vários serviços alternativos que não foram afetados pela
greve, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do
banco no celular (mobile banking), operações bancárias por
telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas,
agências dos Correios, redes de supermercados Pag Fácil e outros
estabelecimentos comerciais credenciados.
Os pagamentos, ainda,
podem ser feitos por meio de cheque, cartão e Débito Direto
Autorizado (DDA).
Caixas eletrônicos
Os caixas que estão
dentro das agências bancárias funcionam até as 22h. Em locais de
grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam
durante 24 horas. Os saques noturnos são limitados a R$ 300,00 e o
valor para saque diurno varia conforme o banco. Os serviços
disponíveis são:
Pagamento de contas
(não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; pagamento de cartão
de crédito.
Saques / retirada de
folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e
retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios
sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc).
Bloqueio de cartão;
empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de
débito automático.
Lotéricas, Correios,
supermercados e comércio
Os correspondentes são
lugares alternativos aos bancos, como supermercados, casas lotéricas
e postos dos Correios. Os serviços disponíveis são:
Água; luz; telefone
– com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de
bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de
barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).
Bolsa família; INSS;
FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético – limitado à
R$ 1000,00 ou três transações diárias.
Em conta-corrente ou
em conta poupança. Operação limitada à R$ 1000,00 ou em até três
transações por dia.
Consulta de saldos e
extratos de contas-correntes e poupanças; fazer Declaração Anual
de Isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão de
crédito, conta-corrente, cheque especial e empréstimo por
consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de
empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Banco pela internet
Os serviços disponíveis
são:
Saldo; extrato;
lançamentos futuros; extrato de compras com cartões de débito;
informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e
transações agendadas.
Débito Direto
Autorizado (DDA); agendamento de pagamento de contas (água, luz,
telefone e gás); bloqueto de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS -
Documento de Arrecadação do Simples Nacional; GFIP – FGTS; GPS –
INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e
recarga de celular.
Entre outros bancos;
TED e DOC eletrônico.
Solicitação e
desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e
cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.
Banco por aplicativo
no smartphone
Para ter acesso a esse
serviço, o cliente deve baixar o aplicativo da instituição
diretamente no celular, a partir do site do banco e das lojas
virtuais de aplicativos. O serviço varia de acordo com cada
instituição. São eles:
Consultar saldos,
verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e
venda de ações) e pagar títulos via Débito Direto Autorizado
(DDA).
Banco pelo telefone
Todos os bancos oferecem
um serviço telefônico por meio do qual o cliente pode tirar dúvidas
sobre serviços e realizar transações financeiras. Os serviços
disponíveis são:
Pagamento de boleto a
vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de
consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas.
Consulta de saldo,
fatura do cartão de crédito, entre outros.
Agências bancárias
Se for indispensável ir
até uma agência bancária, o cliente pode consultar o site
BuscaBanco da Febraban. No site, é possível localizar o endereço
de agências bancárias e postos de atendimento, além do número de
telefone, que os clientes podem usar para saber se o seu banco está
em funcionamento.
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