Segundo divulgação no site do governo
do estado, a matrícula para alunos novatos, em Fortaleza, teve
início dia 19 de dezembro. Na capital e no interior, o ano letivo
terá início nos dias 27/01 e 03/02, de acordo com a programação
da Superintendência das Escolas de Fortaleza (SEFOR) e das
Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes).
As aulas deverão seguir durante 200 dias letivos, conforme a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Em virtude da Copa do Mundo de 2014, e
respaldados pela Lei Geral da Copa (Lei nº 12.663, de 5 de junho de
2012), que “dispõe sobre as medidas relativas à Copa das
Confederações Fifa 2013 e à Copa do Mundo Fifa 2014”, os
sistemas de ensino ajustaram os calendários escolares de forma que
as férias escolares decorrentes do encerramento das atividades
letivas, do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino
das redes pública e privada, abrangerão todo o período entre a
abertura e o encerramento da Copa do Mundo Fifa 2014 de Futebol.
Deste modo, o período de férias escolares na Rede Pública Estadual
do Ceará ficará de 12/06 a 12/07/2014.
Matrícula
O processo de Matrícula é composto de
quatro etapas. Na primeira, há a confirmação dos alunos veteranos
por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a
sua permanência na escola. Em seguida, acontece o remanejamento de
alunos entre as unidades da rede estadual. A terceira etapa é
direcionada ao remanejamento externo, onde as redes estadual e
municipais se organizam para atender à demanda de Matrícula. A
última fase é destinada aos alunos novatos, em geral, oriundos da
rede particular ou de outro Estado.
A Matrícula é uma atividade que
acontece na escola, marcando o início da organização do processo
de ensino e aprendizagem que vai ser desenvolvido durante o ano
letivo na rede pública. Esta articulação, além de fortalecer a
parceria entre os dois entes federados, visa agilizar o processo,
facilitando o atendimento à população. A rede estadual de ensino
do Ceará ofertará prioritariamente o ensino médio.
DOCUMENTAÇÃO
Os pais e responsáveis devem levar a
cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de
escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3x4. É
recomendável que o aluno do ensino médio apresente os documentos de
Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). A ausência
de qualquer um desses documentos, no entanto, não impede o
atendimento, pois o importante é assegurar o ingresso de todos na
escola. Os interessados deverão procurar a unidade de ensino mais
próxima de sua residência para informações.
Confira sugestões de calendários
letivos para 2014:
Assessoria de Comunicação da Seduc
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