terça-feira, 20 de maio de 2014

DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MARTINÓPOLE RECEBEM O PRÊMIO ESCOLA NOTA 10

O governador Cid Gomes e o secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda, apresentaram nesta terça-feira, dia 20, às 9h30min, no Centro de Eventos do Ceará, os resultados de 2013 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Foram avaliadas as crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas. Durante a solenidade, que contou com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim e demais convidados, houve a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5).

Como parte da programação, na segunda-feira, dia 19, das 15h às 20h, no mesmo espaço, houve uma mostra de experiências de alfabetização e do histórico do Paic com a participação de todos os municípios cearenses, além de palestra de Antônio Augusto Gomes Batista, seguida de apresentação musical da Banda 085 (pop Rock). O município de Martinópole levou uma comitiva educacional que além do gestor municipal, James Martins e, do Secretário da Educação, Aderaldo Ferreira, estavam presentes professores, diretores escolares e a equipe do PAIC em virtude do resultado obtido pelas Instituições de Ensino Florêncio Batista e Chico Mundoca como Escolas Nota 10.

Segundo informações do site da Seduc-CE, a programação especial de dois dias comemorar os sete anos de implementação do Paic, programa estadual que conta com a parceria do Governo Federal. Nesse período, os dados do Spaece foram utilizados, como base, para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais, no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Note-se que o referido programa tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. A ação beneficia os 184 municípios do Estado com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos. O Paic contribuiu para a estruturação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Este Pacto fortaleceu as ações do Paic em 2013.

ESCOLA NOTA DEZ

Para reconhecer o esforço pela alfabetização das crianças, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua sexta edição, a premiação é destinada a até 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5).

Foto: Facebook Governo de Martinópole





 

Postar um comentário