Ceará Acontece: BRASIL CONQUISTA MEDALHA DE OURO NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA CPLP

domingo, 20 de julho de 2014

BRASIL CONQUISTA MEDALHA DE OURO NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA CPLP

EBC na Rede
O Brasil conquistou uma medalha de ouro e três de prata na 4ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terminou hoje (18) em Luanda, capital angolana. O ouro ficou com o estudante André Yuji Hisatsuga, de São Paulo, e a prata, com João Guilherme Madeira Araújo, de Fortaleza, Daniel Quintão de Moraes, do Rio de Janeiro e Guilherme Goulart Kowalczuk, de Porto Alegre. A equipe nacional foi acompanhada pelos professores Edmilson Luis Rodrigues Motta e Guilherme Philippe Figueiredo, ambos de São Paulo.

Segundo a coordenadora do evento, a angolana Glória da Gama, Portugal também obteve medalha de ouro na competição, que tem fins educativos. Ela informou que os demais países participantes – Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe – ficaram com medalhas de prata e bronze. Não participaram da olimpíada estudantes da Guiné-Bissau e do Timor Leste, países que também são membros da CPLP.

Participaram da competição delegações de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, cada uma com quatro estudantes de até 18 anos. Criado em 2011, o concurso tem o objetivo de fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os participantes.

Na olimpíada deste ano, cujo lema foi “Com o conhecimento da matemática compreendemos melhor o mundo globalizado”, os concorrentes resolveram, em provas individuais, três problemas propostos pela banca e selecionados pelo júri internacional, formado por representantes dos países participantes. Os problemas abrangeram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

A participação do Brasil no evento da CPLP é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática.

No ano que vem, o concurso será em Cabo Verde. Na última edição, realizada em 2013 em Maputo, capital moçambicana, o Brasil conquistou quatro medalhas – duas de ouro, uma prata e uma de bronze, ficando, pelo terceiro ano consecutivo com o primeiro lugar geral na competição.

*Com informações do site da Olimpíada Brasileira de Matemática e da Agência Lusa via Agencia Brasil




Nenhum comentário: