Ceará Acontece: BENEFICIÁRIOS TÊM ATÉ DIA 31 PARA FAZER PROVA DE VIDA NO INSS

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

BENEFICIÁRIOS TÊM ATÉ DIA 31 PARA FAZER PROVA DE VIDA NO INSS



Os beneficiários da Previdência Social têm mais alguns dias para fazerem a prova de vida e não sofrerem com a suspensão de aposentadorias e pensões a partir do dia primeiro de janeiro de 2015. O prazo para atualização de dados cadastrais vai até o próximo dia 31. Ou seja, você, aposentado, aposentada, pensionista ou beneficiário do INSS, deve procurar uma agência bancária para mostrar que está vivo.

A maioria dos beneficiários da Previdência Social já fez a chamada prova de vida e a atualização da senha bancária. Muitos, porém, deixaram para última hora e precisam se apresentar na agência em que recebem o benefício para dizer: eu continuo vivo. A atualização das informações é uma medida adotada pelo Ministério da Previdência Social para evitar fraudes.

São frequentes as denúncias sobre o recebimento indevido de aposentadorias e pensões do INSS por parte de familiares do beneficiário que morreu. Esse recebimento é ilegal, é indevido, representa um crime e uma fraude. Parentes que recebem os benefícios do INSS em nome de um familiar que não está mais vivo estão cometendo um crime e, ao serem flagrados com essa prática, irão responder a inquérito policial e serão obrigados, pela justiça, a devolver aos cofres públicos o dinheiro recebido ilegalmente. É, por isso, que é necessária a prova de vida. Os próprios familiares dos beneficiários da Previdência Social devem levá-los à agência bancária para a chamada prova de vida

Nenhum comentário: