Ceará Acontece: EX-PREFEITO FONTENELE FAZ ANIVERSÁRIO NESTA QUINTA-FEIRA

terça-feira, 14 de abril de 2015

EX-PREFEITO FONTENELE FAZ ANIVERSÁRIO NESTA QUINTA-FEIRA


Faz aniversário nesta quinta-feira 16 de abril, o ex-prefeito de Martinópole Francisco Fontenele, para o ex-prefeito, amigos, familiares, eleitores e seguidores é dia de comemoração.  Francisco Fontenele Viana nasceu em 16 de abril de 1941.

Vida Pública

Quando percebeu sua vocação para a política, resolveu ser candidato a prefeito de Martinópole no ano de 1988, sendo derrotado por sua concorrente Liduina de Melo, em 1992, candidatou-se novamente concorrendo com o saudoso Dario Feijó, mas desta vez, foi vitorioso, em 1996, o candidato de Fontenele foi seu vice, Dr. José Nilson, que por sua vez vence a eleição, quando assumiu o cargo de prefeito tornou-se opositor de Fontenele, em 2000, José Nilson novamente se candidatou a prefeito se reelegendo para mais um mandato, não podendo ser candidato na eleição seguinte, indicou Joe Aguiar, a baixa popularidade do ex-prefeito José Nilson levou a derrota do seu candidato para Francisco Fontenele, que voltava novamente ao poder dando o troco àquele que lhe traíra, Francisco Fontenele Viana, governou Martinópole por mais dois mandatos, 2004/20012.

Em 2012 não podendo disputar a eleição para prefeito, pois já havia sido reeleito, Fontenele indica como seu candidato um de seus secretários, conhecido como Franzé o qual não foi bem visto aos olhos do povo, além disso, a população estava dividida, não satisfeita com a gestão de Fontenele e os desmandos de sua equipe, o que prejudicou sua campanha. Franzé, candidato a prefeito, foi derrotado nas urnas pelo atual prefeito James Bel que disputava pela segunda vez a eleição para prefeito de sua cidade.

Polêmica

Sua gestão foi marcada por acontecimentos polêmicos os quais podemos destacar: demissão de todos os servidores concursados no ano de 2004, desvalorização dos servidores públicos pagando o pior salário, grande maioria abaixo do mínimo permitido por lei, falta da merenda escolar quase todo mês, carga horária dos professores em sala de aula acima do permitido, dentre outras.

Negativo

Após mais um mandato e um governo ausente, desvalorização do funcionalismo publico, baixos salários, não pagamento de adicionais, dentre outras, Fontenele foi perdendo a simpatia e a credibilidade da maioria dos martinopolenses.

Positivo


Sua gestão destacou-se em algumas áreas: expansão de obras, urbanização de ruas e povoados, construção de casas populares e perfuração de poços profundos. Para seus simpatizantes, Fontenele é o pai dos pobres e, foi carinhosamente apelidado de “Coração bom”. Entretanto, o resultado da eleição de 2012 demonstrou outra faceta.

Desde já, desejamos muita paz, saúde e muitas alegrias ao aniversariante.

Parabéns!

(Matéria reeditada)

Pesquisa: Luciano Silva


Nenhum comentário: