Ceará Acontece: PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM DEBATE NESTA SEXTA-FEIRA

quarta-feira, 27 de maio de 2015

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM DEBATE NESTA SEXTA-FEIRA



Plano Municipal da Educação estará em pauta na manhã desta sexta-feira (29), no auditório do Centro Cultural e Esportivo Prefeito Dario Campos Feijó. A partir das 08h, a comunidade está convidada a debater o texto base que elabora metas para serem cumpridas em dez anos na educação de Martinópole. O plano municipal é baseado em diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal no Plano Nacional de Educação (PNE) criado em 2014.

Após a consulta popular de sexta-feira, o documento será reformulado - se houver alterações - e encaminhado para a Câmara de Vereadores em formato de Projeto de Lei, que, se aprovado, será sancionado pelo prefeito James Bel. Os municípios, assim como o Governo do Estado, têm até o dia 26 de junho para entregar os planos de educação ao Governo Federal.

Consulta Pública

O secretário de Educação de Martinópole, Aderaldo Ferreira explica que o evento desta sexta-feira será dividido em eixos temáticos, estabelecidos de acordo com as metas estipuladas no Plano Nacional. São eles: Gestão democrática e financiamento da educação; Garantia do direito à Educação Básica; Acesso e expansão do Ensino Superior com qualidade Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Formação e Valorização dos profissionais em educação.

O objetivo do plano de educação não é apenas estipular metas que deverão ser cumpridas em dez anos. E sim, prever estratégias para que elas sejam cumpridas de acordo com a realidade de cada município, prevendo o fortalecimento da educação em escolas de todas as redes e níveis, do infantil ao médio, situadas no município. Portanto, segundo Aderaldo, foi feito um diagnóstico das atuais demandas do setor, para propor estratégias e soluções para atingir as metas do PNE.

Assim, é de suma relevância a participação da população local, seja no encontro, ou por e-mail (smemart@yahoo.com.br), assim como através de seus representantes no Conselho Municipal de Educação, de modo a garantir o envolvimento de todos os interessados na definição dos rumos da educação no município para o próximo decênio.
 

Plano Municipal de Educação

Conheça mais sobre o processo de construção do Plano Municipal de Educação (PME) com este vídeo preparado pelo Conviva Educação. Todos os municípios precisam revisar, reelaborar ou elaborar seus PME até 24 de junho de 2015, conforme o determinado pelo Plano Nacional de Educação aprovado em 2014. Assista clicando aqui.

Com informações: Conviva Educação e SME-Martinópole

Nenhum comentário: