Ceará Acontece: BLOG ACONTECE SEU RESUMO SEMANAL DE NOTICIAS

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

BLOG ACONTECE SEU RESUMO SEMANAL DE NOTICIAS



Talvez Certas pessoas, por desconhecer como funciona a blogosfera, comete o preconceito de julgar blogs de cidadãos como se fossem apenas recursos de marketing, sob a hierarquia de alguém principalmente políticos. Não são, na grande maioria.

A blogosfera surgiu do fenômeno da popularização da internet, com serviços gratuitos acessíveis a qualquer um, quando as pessoas resolveram arregaçar as mangas e interagir no processo de democratização da informação, furando o monopólio da grande imprensa, detentora dos meios de comunicação de massa. Os cidadãos passaram a produzir conteúdo informativo e opinativo compartilhado, em contraponto à informação filtrada pela imprensa corporativa.

Muitos blogueiros independentes, sem vínculo com empresas de comunicação, criaram seus próprios blogs, por conta própria, em geral em provedores gratuitos como o blogspot, e depois também o wordpress, além de outros menos conhecidos.

Nós do Blog Acontece não temos ligação nenhuma com políticos da cidade ou região, não somos filiados a partidos, editamos as postagens em nosso blog independentes de orientação partidária ou algum político, somos movidos por ideologia e convicção, tanto que o conteúdo do blog costuma ser diferente dos sítios dos partidos ou das instituições governamentais.

O que existe de fato no nosso meio, é uma espécie de batalha campal ideológica, que é uma extensão dos debates ideológicos existentes na sociedade. Aqui ninguém é candidato, não age como funcionário de partido, não age como funcionário de comunicação governamental, e nem trabalha para agências de publicidade de marqueteiros políticos, para que sua produção intelectual no blog seja considerada politiqueira.

É de uma tristeza saber que existem pessoas achando que nossas publicações têm a ver com perseguição ou ligação com político. Pois é meus amigos, não podemos publicar mais nada de outras cidades, para uma minoria se caracteriza perseguição ou politicagem.

Ora, desde quando postar matérias de interesse público é perseguição? Se os fatos existem e os direitos do trabalhador são desrespeitados porque não divulgar ou falar por eles?

Não importa se a noticia é de Martinópole, Senador Sá, Uruoca, Moraujo, Jijoca de Jericoacoara, Granja, Camocim, Barroquinha, Chaval, Acaraú, Sobral etc. iremos postar sem esconder os fatos, não importa quem seja o citado na matéria, ela será publicada.

Pior cego é aquele que não quer enxergar. Quantas e quantas vezes publicamos noticias positivas de vários municípios? Muitas, pois quando as coisas acontecem positivamente também fazemos questão de divulgar. Basta fazer um tour nas nossas páginas nas redes sociais e blogues que irão constatar.

Não estamos aqui para defender o interesse de um ou do outro, mas o interesse público. Sim, tem gente que diz que não falamos dos erros que acontecem no âmbito do município de Martinópole, mentira, divulgamos sim, temos vídeos no YouTube denunciando obras paradas, postagem sobre a fiscalização e relatório da CGU etc. Não vamos ser irresponsáveis como certos radialistas e blogueiros que só falam e publicam aquilo lhe convém, aquilo que lhe mandam ou aquilo que agrada o patrão. Para nós que fazemos o Blog Acontece, se não for para falar a VERDADE, preferimos o SILENCIO a BAJULAR, principalmente aqueles que pousam de bonzinhos enquanto o povo sofre.
  
A Constituição Federal diz:
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; [*]
...
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

CAPÍTULO V
DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.


Ora, um blog é um espaço de manifestação do pensamento, e de exercício da liberdade de informação. É também um espaço de reunião pública, virtual, da comunidade de comentaristas e leitores. Por isso o conteúdo de um blog é um direito constitucional que deve ser respeitado.



[*] Privacidade não é Anonimato

Muitos blogueiros optam por manter a privacidade, o que não é anonimato. Não porque sejam "clandestinos", mas porque são pessoas físicas, não são empresas, não estão a serviço de empresas nem de organizações, não tem que envolverem suas vidas privadas, que não são do interesse público de quem lê o blog. Além disso, quem não é blogueiro profissional, e tem patrão, não pode levar para o ambiente de trabalho suas atividades pessoais, não pode ficar atendendo assuntos relacionados ao blog em endereços de trabalho. Por isso não há sentido colocar uma ficha cadastral, com dados pessoais, exposta no blog. O código civil diz que "a vida privada da pessoa natural é inviolável".

Blogueiros postam de suas casas, ou de notebooks, ou celulares usando conexões em seu nome. Por isso não são anônimos. Os blogueiros estão à disposição da justiça para qualquer esclarecimento. Não estão à disposição é de delinquentes e psicopatas, que se tiverem acesso à informações privadas de oponentes ideológicos, irão assediar, passar trotes, tentar perseguir, fazer ameaças, intimidação, tentar invadir computadores, roubar senhas, provocar danos e prejuízos, e, em alguns casos extremos, podem até ameaçar a integridade física.

Quase todos os blogs tem pelo menos um endereço eletrônico de contato (e-mail), que está à disposição tanto de leitores, como da própria justiça. Não há razão para alegação do anonimato, sem antes entrar em contato, mesmo por e-mail, ou nota pública disponibilizando endereço de resposta, inquirindo os autores, a quem, a princípio, deveriam tratar como cidadãos de boa-fé no exercício de seus direitos fundamentais.

Saibam que tudo que publicamos não tem nada a ver com pedido de prefeito, vereador ou terceiros que não seja o povo. Agora pare de descontar sua ira na pessoa errada senhor sabichão, pois aqui você não compra e nem cala.

Obrigado,

Produção Blog Acontece




Nenhum comentário: