Ceará Acontece: Elany Marques assume como prefeita interina de Senador Sá

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Elany Marques assume como prefeita interina de Senador Sá

Bel segue confiante em retorno e já tem plano para eventual nova eleição (Foto: reprodução Instagram)

O Poder Legislativo de Senador Sá realizou, na manhã desta quarta-feira (18), uma sessão extraordinária para oficializar a posse da presidente da Câmara Municipal, vereadora Elany Marques, como prefeita interina do município. A convocação atendeu ao rito estabelecido após a cassação do mandato do prefeito Bel Júnior pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

A parlamentar assume temporariamente o comando do Poder Executivo em meio ao desenrolar de um processo judicial iniciado em 2024, que tem como base denúncias relacionadas ao evento “Cavalgada do Bel”, apontado na ação como possível prática de abuso de poder econômico e promoção pessoal antecipada durante o período eleitoral.
Cassação confirmada pela segunda vez
O julgamento mais recente ocorreu no último dia 11 de novembro, quando o TRE-CE confirmou pela segunda vez a cassação do mandato de Bel Júnior, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar o retorno do processo para novo exame. Mesmo com a decisão, Bel permaneceu no cargo até esta terça-feira (18), quando concedeu entrevistas a rádios e portais de notícia da região, comentando o cenário político e reforçando que seguirá recorrendo da decisão.
Aliados mantêm apoio e cenário político segue estável (Foto: reprodução)
Apesar da mudança momentânea no comando do Executivo, a estrutura política do município permanece alinhada ao grupo liderado por Bel Júnior. Os nove vereadores da Câmara Municipal seguem aliados ao gestor cassado, incluindo a agora prefeita interina Elany Marques, considerada seu principal nome de confiança neste momento. Na prática, portanto, a administração municipal continua sob a mesma orientação política.
Bel segue confiante em retorno e já tem plano para eventual nova eleição
Bel Júnior reafirma que continuará buscando reverter a cassação judicialmente, mantendo a expectativa de obter uma liminar que o reconduza ao cargo. Caso o processo resulte em novas eleições suplementares, o grupo político já possui uma chapa definida: Sabrina Morais e Veriane Araújo — atual vice-prefeita — foram apresentadas como pré-candidatas em evento realizado no mês de junho, quando o município se preparava para uma eleição suplementar posteriormente suspensa por decisão do TSE.
Com a posse de Elany Marques, Senador Sá vive mais um capítulo de instabilidade jurídica, enquanto a população aguarda as definições da Justiça Eleitoral para os próximos passos da administração municipal.

*Com informações: OLhar




Nenhum comentário: