Ceará Acontece: Funcionários dos Correios voltam ao trabalho, mas continuam em estado de greve

sábado, 29 de setembro de 2012

Funcionários dos Correios voltam ao trabalho, mas continuam em estado de greve

Funcionários dos Correios do Ceará voltaram ao trabalho nesta sexta-feira (28), depois de 11 dias de greve. A paralisação chegou ao fim após dissídio coletivo determinado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Segundo a decisão, os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra durante os próximos seis meses. A categoria, no entanto, continua em estado de greve.
“Foram mantidos todas os pontos do acordo que nós queríamos”, comemorou a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Ceará (Sintect-CE), Lourdinha Félix. Os funcionários conquistaram reajuste salarial de 6,5% retroativo a agosto (Correios tinham proposto 5,2%), reposição de 8,84% do vale alimentação e manutenção de outros benefícios.
O plano de saúde da categoria, no entanto, não foi alterado por enquanto, de acordo a coordenadora geral do Sintect. Os ministros da Seção dos Dissídios Coletivos determinaram a formação de uma comissão formada com representantes da empresa e dos funcionários, para debater a adaptação do plano oferecido atualmente às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Greve pode voltar
“Se mexerem no plano de saúde de forma que nos prejudique, podemos voltar à paralisação. Por isso, continuamos em estado de greve”, comenta Lourdinha. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), cerca de 11,8 mil funcionários aderiram ao movimento grevista em todo país, o que representa percentual entre 40% e 50% de adesão.
Bancários também retomam atividades
Bancários do Ceará também retornaram ao trabalho nesta sexta-feira, após dez dia de greve. A categoria resolveu aceitar as propostas de reajuste salarial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e das direções do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste, durante assembleia geral realizada na noite desta quinta-feira (27). Em grande parte do Brasil, a greve chegou ao fim ainda na quarta-feira (26), mas só voltará a normalidade nesta segunda-feira (01).

Fonte: Jangadeiro Online

Nenhum comentário: