Ceará Acontece: INICIADA A ENTREGA DAS SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

INICIADA A ENTREGA DAS SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR



O Governo Municipal de Martinópole, através da Secretaria de Agricultura e a Ematerce começaram nessa quinta (11), a entrega das sementes do Programa Hora de Plantar do Governo do Estado para os agricultores do município.

O Prefeito James Bel juntamente com o secretário de agricultura Almiro Sousa, em parceria com Sindicato dos Agricultores do município, não mediu esforços para que chegasse ao município as sementes do Programa Hora de Plantar. O secretário destacou a importância do Programa que muito tem apoiado os agricultores.

Em 2016, o Hora de Plantar está distribuindo 3 mil toneladas de sementes selecionadas de diversas culturas para 132 mil agricultores de 182 municípios do Ceará. Para alcançar essa meta estão sendo gastos R$ 17 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Em Martinópole aproximadamente 1.480 quilos de sementes selecionadas serão distribuidas, atendendo cerca de 80 agricultores familiares em todo o município. O Estado e o município distribuem as sementes e ao final do plantio, os agricultores pagam a metade do valor das sementes que eles receberam.


“Estamos disponibilizando todo suporte técnico e pessoal para o desenvolvimento e agilidade dos trabalhos, fazendo com que os agricultores sejam atendidos com respeito, dignidade e transparência”, ressalta Almiro.

Programa Hora de Plantar

O programa Hora de Plantar é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA e tem vários parceiros ,destacando-se a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce,através de seus 71 escritórios locais e 85 postos avançados, espalhados por todos os 186 municípios do estado,o Instituto Agropolos do Ceará,as Secretarias Municipais de Agricultura e a Federação dos Agricultores e Agricultoras do Estado do Ceará – Fetraece e seus sindicatos filiados.


O Hora de Plantar tem como público-alvo o agricultor familiar (proprietário, parceiro, posseiro, meeiro ou arrendatário) e objetiva garantir maior produção, produtividade e segurança alimentar ao pequeno agropecuarista como também, o aumento de renda para as famílias rurais beneficiadas. As sementes selecionadas distribuídas são de milho híbrido e variedade, feijão caupi e phasealus, sorgo forrageiro e mandioca. Acrescenta-se ainda, 400 mil mudas de caju anão precoce, 30 mil mudas de essências florestais nativas e exóticas e 6,3m³ de manivas além, de raquetes de palma forrageira. Com a distribuição das sementes, esperam a SDA e a Ematerce atender uma área de 175.228 hectares e obter um valor bruto de produção de R$ 289,6 milhões.

Com informações: Governo do Estado do Ceará / Assessoria de Comunicação da Ematerce
Imagens: Eudes Tabosa

Nenhum comentário: