Ceará Acontece: EXAMES DE DIREÇÃO COM VIDEOMONITORAMENTO SÃO MARCADOS POR PROTESTO EM SOBRAL

domingo, 12 de março de 2017

EXAMES DE DIREÇÃO COM VIDEOMONITORAMENTO SÃO MARCADOS POR PROTESTO EM SOBRAL

Sindicato da categoria realizou protesto no local e pede treinamento para profissionais e realização de concursos (Foto: Divulgação Sindetran-CE)
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou pela primeira vez, na tarde deste sábado, 11, exames de direção com novo sistema de videomonitoramento e telemetria, em Sobral. Ao todo, 200 candidatos fizeram os testes práticos, conforme o órgão. Os exames foram marcados por protestos do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito (Sindetran-CE) contra o que a categoria chama de "terceirização dos serviços".

A implantação do sistema de videomonitoramento e telemetria, como o órgão já havia adiantado, tem o objetivo de dar mais segurança aos candidatos e servidores. Segundo o Detran, Sobral foi escolhida para dar resposta à investigação do Ministério Público Estadual que desmontou esquema de venda de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em maio de 2016. Na época, três servidores do Detran e instrutores de duas autoescolas da cidade foram presos por fraudes nos processos de emissão de habilitação.

A presidente do Sindetran-CE, Eliene Uchoa, afirma que os servidores não são contra o novo sistema, mas discordam da maneira como ele está sendo implantado. "A gente entende como uma terceirização, pois colocam o examinador de trânsito para validar as operações de um terceiro", explicou ao O POVO Online.

De acordo com a presidente do sindicato , o dinheiro utilizado para a mudança do sistema poderia ser investido em "realização de concursos e aumento salarial para os profissionais de carreira". "Enquanto o servidor está ganhando cerca de R$ 800, eles investem R$ 13 milhões nisso. Se tem dinheiro para monitorar meia dúzia de servidores deve ter para fazer concursos. O ato é pela defesa do Detran enquanto instituição, pela formação do condutor e pela população, que não foi chamada para discutir isso", continua Eliene.

A presidente do Sindetran-CE diz ainda que recebeu denúncias dos servidores sobre falta de treinamento para a utilização do novo sistema. O sindicato também sugere que os exames sejam realizados nos carros em que os alunos receberam o treinamento.

Ao todo, o Detran possui 571 servidores ativos no Estado, de acordo com os o dados do Sindetran-CE. A quantidade de profissionais, por regional, varia de dois e dez.

O Detran informou que o sistema de videomonitoramento e telemetria é homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em nota, o órgão rebateu a alegação de terceirização: "o servidor do Detran continua responsável por aprovar ou reprovar o aluno", justifica.

Confira o restante da resposta do Detran, na íntegra:

"O Detran do Ceará é mais um do País, ao lado de Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, a adotar essa nova sistemática. A sua implantação é uma segurança para o candidato e o próprio servidor, porque há gravação de vídeo e áudio durante o tempo em que o candidato dirige o veículo.


O Detran reconhece que se trata de uma quebra de paradigma, mas renova a sua disposição de cumprir seus compromissos com a sociedade de impedir que eventual ação de uma máfia, que estava acostumada a fraudar o processo de obtenção da carteira de habilitação".

Nenhum comentário: