quinta-feira, 25 de abril de 2013

PF PRENDE EX-PREFEITO DE JIJOCA DE JERICOACOARA



O ex-prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Araújo Marques, foi preso na manhã desta quinta-feira (25) e conduzido à superintendência da Polícia Federal em Fortaleza. A prisão é resultado de uma ação conjunta da Polícia Federal com a Promotoria de Justiça de Jijoca de Jericoacoara, Procuradoria dos Crimes Contra Administração Pública e Controladoria Geral da União, que cumpriu nove mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Jijoca e Sobral.

A operação deflagrada tem por objetivo desarticular organização criminosa especializada em fraudar licitações públicas e desviar recursos públicos transferidos pela União e Estado.


Segundo o promotor de Justiça de Jijoca de Jericoacoara, Paulo Henrique de Freitas Trece, a fraude envolvia empresas ligadas a Ascom, que concorriam entre si e ganhavam praticamente todas as licitações municipais em Jijoca de Jericoacoara, durante o mandato de Araújo Marques no período de 2009 a 2012.

As investigações foram iniciadas em 2012, a partir de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Vereadores de Jijoca de Jericoacoara e peças de informação da Polícia Federal. Os presos responderão pelos crimes de fraudes em licitações públicas, desvio de verbas públicas e por formação de quadrilha ou bando.

Participaram da operação cerca de 50 policiais federais, dois analistas da Controladoria Geral da União e dois promotores de justiça.

Os presos responderão, de acordo com suas participações, pelos crimes de fraudes em licitações públicas, desvio de verbas públicas e por quadrilha ou bando.

Fonte: Cnews e diariodonordeste.


Postar um comentário